8 de set. de 2008

Com quantas letras se planta uma flor?

As dezenas de ruas que cruzam a Leopoldo Wasun, principal via de acesso à Vila Brás, são conhecidas pela população do local por letras e números. O povo das Brás bate papo no bar e conta que há festa na Rua A, acidente na 23 e uma nova construção na Z. Assim que se condicionou a localização na Brás, pela frieza de números e letras.

Mas vasculhando os mapas de São Leopoldo descobri que o que pelo povo foi batizado de forma burocrática foi registrado de um jeito mais poético e perfumado. Em vez de D, 5, R e 23, caminhei por Tulipas, Lírios, Gardênias e Calêndulas. Esqueci de Y, C, 13 e G e vaguei por Hortências, Begônias, Cravos e Girassóis. E da mesma forma, ignorei X, O, 6 e 17 e peregrinei por Dálias, Mimosas, Magnólias, Bromélias e Alamandas.

As ruas da Brás, nos registros da prefeitura municipal de São Leopoldo são batizadas com nomes de flores. Acho difícil que o costume da gente da Brás mude. Pelo jeito, o ABC tem muito mais moral que a primavera por lá. Mas faço minha parte, perambulando por Amores Perfeitos que florescem da Brás.

2 comentários:

Pauline disse...

Parabéns Vinícius, gostei. Muito interessante essa observação que fizeste!

Kássia disse...

A realidade vista sob um viés poético é sempre mais interessante...Texto simplesmente lindo!