7 de out. de 2008

A burocracia das informações

Mafagafos...
Estranho, mas é. Vida de Jornalista não é fácil. Ainda mais estudante. Conseguir qualquer informação de uma autarquia política usando os termos "trabalho de aula" "estudante" é como dar bergamotas para girafas. Não surte efeito algum. É preciso utilizar algumas artimanhas para coletar informações.

Agora, sempre que ligo para algum órgão público, me identifico como jornalista de algum veículo e peço diretamente pelos responsáveis sobre o assunto. Verdade. Preciso mentir, ou melhor, "burlar" a burocracia para ser atendido. Parece que só quando surge a frase completa "sou do jornal/rádio/revista tal" eles se prestam a esclarecimentos. Fazer o quê?

Podia invocar a 4ª ou 5ª ementa da liberdade de imprensa ou o Artigo 7º sobre o domínio dos dados públicos [esses eu inventei], mas não iria adiantar. Até lá, aterrorizo as assessorias interferindo nas negociações com veículos de comunicação de grande porte da região.

2 comentários:

Thaís Salvagni disse...

É colega.. isso pode parecer a realidade, mas nem sempre. eu falo em nome da rádio gaúcha e nem sempre sou atendida bem. Para levantar dados sobre a prostituição, ou atendimentos na vila brás estou comendo o pão que o diabo amassou. Mesmo usando o nome da rádio não está sendo fácil. A desorganização deles supera tudo...

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Gente, não faltem com a verdade: se o trabalho é para a disciplina, é deste ponto de vista que vocês têm de se apresentar. Ou seja, como estudantes de jornalismo que estão realizando um jornal para a Vila Brás e também um blog. Forneçam endereços, telefone e URL. Mas, sobretudo, mantenham-se fiéis à realidade.