3 de nov. de 2008

Esse sujeito de calças escuras...

Caminhando pela Bras encontrei um sujeito de calças escuras que de longe, percebi que entregava jornais, era bem-vindo e simpático nas calçadas. Ao aproximar uma emoção juntou-se com sensação de inquietude. O que faz uma pessoa acostumada à redações, salas de aulas e a leituras intelectuias, se entregar à uma manhã quente de sábado? No momento em que me deparei com o "sujeito de calças escuras", não mais identifiquei o professor e sim o ser humano humilde, que de fato se fazia presente na maior de todas as lições. Vivências com seu público, perceber como seu trabalho estaria refletindo em seu leitorado.
Fiquei feliz, me senti sim ao participar e ver o empenho desta figura, que no semestre inteiro, além de dar aulas de profissionalismo, jornalismo e bom humor. Nas horas vagas da "distribuição jornais", ainda deu aulas de como fazer um bom churrasco!!!
É bem verdade, as pessoas se aproximavam, e nas vielas da Brás, o assunto mais comentado era o Enfoque.
Lembro bem de uma menina dé 10 anos que se aproximou de mim e do Demétrio e gentilmente disse:
- Tio, ainda tem jornal? Sorrindo ela fitou o olhar em nós.
_Sim, aqui está! disse o Demétrio, esticando o jornal à jovem interessada.
O nome dela é Tauana, que confessou gostar de ler o Enfoque, sentí nela o gosto pelo jornal e mais ainda pelo jornalismo. Enpolgada ela nos disse.
-Tio, sabe que uma casa perto da minha escola pegou fogo ontem?
Dalí continuamos a conversar por um longo tracho, at´pe que ela encontrasse suas amigas.
O olhar da Tauana, me transmitiu segurança, tranquilidade e entusiasmo, ela nos admirava pelo que fazíamos e provavelmente pelo que "ela pretende fazer" no futuro.
A Tauana me pareceu uma menina muito especial e cheia de vida, tal qual o nosso propósito ali. Foi um sábado muito especial para o sujeto de calças escuras, para a Tauana e principalmente para os alunos, que sentiram o mesmo que eu. Satisfação!

0 comentários: