23 de fev. de 2009

Nossa oportunidade

Observar. Estar atento a tudo. Esta é uma das principais dicas encontradas em livros sobre o jornalismo. Frequentemente os professores nos lembram da importância da observação na vida de um repórter. Prender-se a cada palavrinha que nos dirigem não é o suficiente.

No livro A arte de fazer um jornal diário - que todos conhecemos bem, diga-se de passagem -, Ricardo Noblat aconselha: "Vejam mais e ouçam menos. Deem menos importância a declarações e descrevam mais o que viram. Ou reconstituam o que não puderam ver".

Seguir este conselho parece uma ótima alternativa para o trabalho que desenvolveremos no Enfoque. Me parece também que nesta disciplina teremos de fato a oportunidade de pôr em prática o que aprendemos.

Enfim, espero que todos tenham um excelente trabalho durante o semestre!

1 comentários:

JORNAL DE CACHOEIRINHA disse...

Olá pessoal. Estou passando por aqui para dizer que tenho grandes expectativas em relação a disciplina de Redação em Jornal. A experiência na produção e execução do jornalismo popular é uma meta a ser buscada. A possibilidade de trocar experiências com colegas e professor ajudará no meu futuro profissional. Pretendo me dedicar o máximo para executar da melhor forma as tarefas exigidas em sala de aula. Condeno os jornais que ainda se utilizam do jornalismo sensacionalista para dizer que fazem jornalismo popular. Agora vamos ao trabalho.