13 de mar. de 2009

Jornalismo Popular e Vila Brás

Escrever sobre a Vila Brás sem ter estado lá, não me dá tanta credibilidade, então, peço licença aos colegas para esta postagem.
Temos que ler o livro Jornalismo Popular,de Márcia Amaral, e, no começo da aula, conversei com o professor sobre a minha visão um tanto rígida perante ao tema, e ele disse que ao ler o livro conseguirei desmistificar esta imagem. Estudos já foram feitos, então, não darei ênfase nos teóricos e sim ao que o professor falou na aula sobre a linguagem que devemos ter ao escrever as matérias. Ele disse: “ Exerçam seus poderes de síntese e utilizem uma linguagem direta”. Bom, não me recordo se foram exatamente essas palavras, e peço desculpa ao professor, uma falha, mas creio que a idéia foi esta. Nesse momento tive a resposta. Sabe aqueles insights que temos? Então, o tive. Já li tanto sobre o tema e justamente hoje consegui resolver todos os meus preconceitos e abrir um leque de respostas para algumas questões a serem desenvolvidas durante o semestre. O Jornalismo Popular é tão criticado por que fala diretamente com as classes sociais menos favorecidas, usa uma linguagem direta, sem deixar de ser rica? Então, esta cena me fez questionar até que ponto o jornal Enfoque Vila Brás ajuda os moradores a se informarem?Será que há um retorno positivo da parte deles ou é “somente mais uma cadeira a ser cursada”? De que maneira nós, futuros jornalistas que estamos trabalhando com este estilo de jornalismo, podemos desconstruir a imagem obscura que muitos comunicadores ainda possuem? Para pensarmos mais um pouco, deixo o link do Observatório de Imprensa que explica um pouco sobre este tema e, durante o processo do jornal, colocarei mais opiniões sobre pesquisas que farei. Lá vai o link: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=390AZL002

1 comentários:

Pauline disse...

Bem interessante o link Mari!

Legal destacar um trecho: "Com o passar dos anos, já como professora de jornalismo, percebi o aumento do mercado de trabalho no segmento popular da grande imprensa, mas na universidade era evidente a falta de profundidade das considerações sobre programas e jornais populares, pois os comentários sobre o tema nunca ultrapassavam a mera condenação".

O interessante é que, ao contrário do que a jornalista fala, na faculdade, com esta disciplina, estamos tendo a chance de conhecer com mais profundidade o jornalismo popular!