24 de mar. de 2009

O processo de criação do logo

Como já se sabe, o jornal Enfoque Vila Brás, que atende à comunidade localizada em São Leopoldo, é voltado aos moradores da vila, e conta com diversas edições. Porém, percebeu-se que um logo padrão, que pudesse representar o jornal, deveria ser criado. Coube à equipe da AgexCOM, formada pelo diretor de arte Jeferson Lutz e pelo atendimento Lucas Escouto, a tarefa de criar um logotipo que representasse fielmente o conceito do jornal Enfoque.

1ª etapa de criação:
O processo criativo foi longo. Várias idéias foram apresentadas, até que se chegasse ao resultado final. Foram selecionadas duas cores para representar o logo: preto e laranja. O contraste das cores destaca as palavras, causando impacto no leitor. A idéia inicial destacava a palavra “enfoque” mais do que “Vila Brás”. A intenção é que o jornal seja reconhecido pelo nome da comunidade. Com a mudança da fonte utilizada, melhores resultados foram sendo obtidos.

Inicialmente, foi utilizada no logo a imagem de duas casas, que representavam a comunidade. O traço simples, dando a impressão de ter sido feito à mão, remete a uma idéia artesanal, presente no cotidiano dos moradores da vila, que realizam seus trabalhos e esforços com suas próprias mãos. Apesar de representar o conceito de comunidade, julgou-se que o logo deveria conter a figura humana. Seguindo o mesmo traçado simples, foram acrescentadas imagens de “bonecos de palitinho”, dando ao logo uma aparência mais clara e transmitindo valores da vila de forma simples e direta.


0 comentários: