16 de mar. de 2009

Pedras no caminho

Pelo pouco que pude observar durante minha primeira visita à Vila Brás - e tomando como referência, também, os materiais que estão sendo produzido pelos colegas da disciplina de Projeto Experimental em Jornal -, fica a certeza de que temos muito que aprender com os nossos entrevistados, protagonistas ‘da vida como ela é’.

Tudo bem que essa reflexão não configura nenhuma novidade. Afinal, se levarmos em conta o cotidiano da nossa profissão, sempre temos muito mais para aprender do que ensinar. Contudo, nesse caso específico das pessoas da Vila Brás, o aprendizado extrapola os limites profissionais e se refletem na relação social/interpessoal.

Os nossos ‘cases’ ilustram a vida de indivíduos que são verdadeiros super-heróis. Pessoas que driblam as adversidades do dia-a-dia e fazem do lugar onde moram um espaço de muito respeito e união. E por falar em adversidades no caminho e formas de superá-las, lembrei de um outro ensinamento, dado pelo poeta Fernando Pessoa:

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

1 comentários:

Mariana Scherrer disse...

Sem dúvida aprendemos muito com nossos entrevistados. Acho fantástica essa profissão justamente pelo fato de estarmos sempre aprendendo.
Quanto às pedras, vale as sábias palavras de Fernando Pessoa.