31 de mar. de 2009

Será que é Jornalismo Popular?

Ser jornalista é poder informar a sociedade dos acontecimentos, no entanto, há uma discussão do que considerar notícia ou não, afinal, qualquer fato pode ser intitulado como notícia jornalística? É pensando nisto que se entra na discussão do jornalismo popular. A imprensa popular desafia transformar a vida de um ator "Global", por exemplo, em notícia jornalística.

Segundo Márcia Amaral, no Congresso da Intercom de 2006, ela diz que “Na imprensa popular, um fato terá mais probabilidade de ser noticiado se: possuir capacidade de entretenimento, for próximo geográfica ou culturalmente do leitor, puder ser simplificado, puder ser narrado dramaticamente, tiver identificação dos personagens com os leitores (personalização) ou se for útil.” Então, Caras e suas "irmãs, podem se intituladas como material jornalístico popular?

Os meios de comunicação que se utilizam deste termo cresceram muito e, com isto, mudaram a visão que a sociedade tinha em torno do sensacionalismo. Afinal, essa mídia que envolve a vida dos atores, fofocas, pode ser considerado jornalismo popular? Seria necessário um diploma de Jornalismo para uma pessoa construir esse tipo de material?

Abaixo vai mais link que achei interessante e complementa estes meus questionamentos. Espero que gostem.http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=452DAC004

0 comentários: