20 de mar. de 2009

Só fatos, por favor

Estava lendo um livro para me auxiliar no Projeto de Pesquisa e li um trecho que me lembrou da agonia de muitos colegas em ter que cortar seus textos. Aí vai:

"Iris Murdoch disse certa vez que para ser um bom escritor você tem de 'matar seus bebês': cortar algo que ache brilhante, por não estar no contexto ou por não contribuir para o assunto.

Os escritores normalmente são bastante tentados por considerações de exatidão. Mesmo os de ficção lutam para transmitir sua própria visão interior do mundo com precisão. Contudo, servir ao deus da exatidão nem sempre se traduz em compreensão. Os fatos podem contribuir tanto para obscurecer como para clarear o significado. Acredito existir lá no alto um deus da compreensão, e não se pode servi-lo apenas com fatos. Os fatos por si mesmos não fazem sentido sem uma moldura de referência. Eles só podem ser compreendidos quando se relacionam a uma idéia." (Ansiedade de Informação - Richard Wurman)

Espero que o trecho auxilie alguns em sua árdua tarefa de picotar seu texto.

Acho que algo tão simples nem sempre nos damos conta. Esquecemos de nos colocar no lugar do público leitor. O que ele gostaria de ler?

0 comentários: