3 de abr. de 2009

Cada um com seus Valores

Em ritmo de "Vamo, vamo!", selecionei um trecho especial do livro Jornalimo Popular.
Aí vão dicas de Márcia Amaral para quem está prestes a produzir novas reportagens neste estilo tão peculiar:

"Na imprensa de referência, um acontecimento terá mais chance de ser notícia se:

- os indivíduos envolvidos forem importantes;
- tiver impacto sobre a nação;
- envolver muitas pessoas;
- gerar importantes desdobramentos;
- for relacionado a políticas públicas;
- puder ser divulgado com exclusividade;

Na imprensa popular, um fato terá mais probabilidade de ser noticiado se:

- possuir capacidade de entretenimento;
- for próximo geográfica ou culturalmente do leitor;
- puder ser simplificado;
- puder ser narrado dramaticamente;
- tiver identificação dos personagens com os leitores (personalização);
- for útil.

Entre esses, destaco o entretenimento, a proximidade e a utilidade como importantes valores-notícia da imprensa popular."

Boa sorte para todos nós. Que este segundo filho dê ainda mais orgulho aos pais.

0 comentários: