27 de abr. de 2009

Escrita com a luz

Mesmo que isso não seja nenhuma novidade para muitos, nunca demais lembrar que a palavra fotografia deriva do grego photos, "luz", e graphein "escrever". A partir disso, muitos autores vão trabalhar com a noção de, literalmente, uma escrita com a luz para definir esse técnica.

Dentro do campo do fotojornalismo, podemos notar que essa noção é bastante providencial. Ou seja, da mesma forma que um repórter vai a campo produzir suas matérias e reportagens a partir da linguagem verbal, o fotógrafo também busca narrar esses fatos através de imagens.


Como o nosso colega aí na foto, o Marcelo Gomes. Muito mais do que meramente ilustrar determinado conteúdo, a fotografia cumpre um papel - dentro do fotojornalismo - de sintetizar esse acontecimento, extrair dele a sua essência, o que de mais importante deve ser 'enquadrado'.

Para o fotógrafo Rogério do Amaral, "talvez seja no fotojornalismo que a fotografia apresente de maneira crua e viceral toda a sua essência como meio de comunicação e expressão. Ele exige a presença, a percepção dos acontecimentos e a rapidez na operação da câmera fotográfica".

0 comentários: