12 de jun. de 2009

E o problema ainda vai continuar...

Foto: Kaiser Konrad

Em nossa primeira edição desse semestre, eu, Mariana e Kaiser abordamos o problema dos cães abandonados na Brás. Durante a produção da matéria, tentamos por diversas vezes falar com a ALPA, entidade protetora responsável pelo recolhimento dos animais de rua em São Leopoldo, mas a diretora da ONG não demonstrou interesse em falar com a reportagem, se esquivando sempre que possível de nossos e-mails e ligações.

A ALPA recebe mensalmente R$ 6 mil reais da Prefeitura da cidade para as despesas dos animais que deveria recolher, já que o município não conta com um canil próprio.
Durante o mês de maio, como pudemos acompanhar em diversos veículos, a Alpa e sua diretoria foram acusadas de desvio do dinheiro repassado pela Prefeitura e também das doações vindas da comunidade.

Se uma entidade que deveria lutar pelo bem estar dos animais abandonados, evitando assim problemas de saúde pública como a proliferação de doenças transmitidas por eles, rouba o dinheiro e mesmo a ração, deixando mais de 300 cães sem o mínimo de cuidado, abandonados em um canil sujo, sem comida nem água, a própria sorte, e a Prefeitura não faz nada para que isso seja evitado, quem dirá os cães da Brás? Que segundo os moradores do local, não são recolhidos já que não estão doentes...

Graças a dezenas de pessoas solidárias, hoje os cães abandonados no canil da Alpa estão recebendo o tratamento adequado, com ajuda de voluntários. Já a Prefeitura e os responsáveis pela entidade, parecem fechar os olhos para algo que todos vem diariamente nas ruas de São Leopoldo, o abandono e o descaso.

0 comentários: