11 de jun. de 2009

Pode parecer um lugar comum, mas especial para quem vive

Dizem que os americanos imaginam que o Brasil é uma extensa floresta amazônica, cheia de índios e mulheres seminuas, tudo numa perfeita harmonia com animais exóticos e selvagens. Todo esse paraíso tropical ao som de muito samba. E não podemos tirar a razão desse pensamento, já que a imagem que passamos para o mundo é os ícones: Amazônia, Carnaval e Mulheres.
Enquanto isso, qualquer turista com um pouco mais de atenção e vontade, descobrirá a imensa diversidade cultural do nosso país. No mundo moderno da Internet, eles nem precisam sair de suas casas, basta um simples clique com o mouse e irão encontrar informações mais detalhadas, com imagens e vídeos sobre o “Brazil”.
Não podemos julgar um lugar ou criar uma imagem preconceituosa em razão do que encontramos na mídia, não importando se impressa ou na TV. Talvez alguns digam que São Leopoldo é uma cidade violenta, e a Vila Brás um lugar onde armas são encontradas nas escolas e crimes acontecem diariamente. Mas antes de qualquer julgamento, talvez seja necessário pensar o que NÃO encontramos nas noticias do dia-à-dia.
São Leopoldo é uma cidade grande, com mais de 200 mil habitantes, com problemas sociais como qualquer outra cidade, mas também com muitas qualidades que devem ser melhor explorada. A Vila Brás é uma parte dessa comunidade onde, diferente das noticias, também encontramos crianças estudando, diversidade religiosa, comércio e, principalmente, pessoas que querem apenas “fazer acontecer” e trabalhar para dar uma condição de vida mais digna para suas famílias.
Quem é de fora e pretende conhecer melhor a Vila Brás, talvez depois diga que é apenas uma vila igual a diversas outras de outras cidades, mas se tiver vontade (e a sorte) de conhecer os moradores daquele lugar, descobrirá que a Vila Brás não é apenas um “lugar comum”, mas a casa e a vida de muitas pessoas e o “cantinho” mais especial de todas elas.

(Essa crônica foi escrita para edição anterior, como não saiu, estou postando no Blog)

0 comentários: