10 de set. de 2009

Aprendizados sobre a Vila Brás

Sábado pela manhã, sol radiante, pedindo, quase implorando por uma pedalada pelos caminhos rurais de Porto Alegre. Porém, a empreitada era outra. Uma circulada pelos caminhos atá então misteriosos da Vila Brás.
Como saímos um pouco tarde de Porto Alegre, o caminho era ir de carro mesmo até lá. Minha co-piloto, Camila Vargas, meio perdida após as informações dadas por nosso guru Demétrio, me deu um caminho um tanto diferente do que o citado por Demétrio ao telefone. A solução? Informações sobre o caminho para chegar ao nosso objetivo.
Os solhares eram estranhos, uns perguntavam se o carro tinha seguro, outros, olhavam com ar de desconfiança, achando que queríamos ir até lá comprar drogas, ou algo do gênero.
Bom, fato é que chegamos ao coração da Vila Brás e descobrimos um ambiente acolhedor, diferente do que os moradores de São Leo pintam sobre a vila. Claro que os alunos da Unisinos prestam um serviço especial aos moradores, mas de qualquer forma, não creio que a recepção de qualquer pessoa dentro da vila pudesse ser diferente.
O olhar de desconfiança inicial, passa a ser um olhar de carinho, de confissão e no final, de confiança e de felicidade ao saber que terá seu nome nas páginas do jornal. Experiência ímpar e acabou me fazendo esquecer a pedalada de sábado pela manhã!
Resta agora, esperar a próxima visita, desta vez, já dominando os caminhos que levam à Vila Brás.

Por Márcio Sardá

0 comentários: