2 de out. de 2009

As Olimpíadas e a Vila Brás

Hoje, sexta-feira, dia 2 de outubro de 2009, a nação brasileira foi agraciada com a decisão do COI (Comitê Olímpico Internacional). O Rio de Janeiro será sede dos jogos Olímpicos de 2016. O presidente Lula, ao comentar a escolha, emocionado, chorou. Paralelamente, também estamos fechando mais uma edição do Enfoque Vila Brás.

Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Vila Brás, inúmeras famílias não têm motivos para comemorar. As chuvas que castigaram o Estado na última semana ainda deixaram marcas. Como disse o colega no texto abaixo, mais de 20 famílias tiveram que abandonar suas casas devido à cheia do Arroio Gauchinho. Elas permanecem abrigadas na Associação de Moradores da Vila Brás.

Embora, hoje, seja um dia de festa, de reconhecimento, para o Brasil, milhares de famílias, como as da Vila Brás, continuam vivendo sem perspectiva, sem chances de reconstrução. Sobrevivem à mercê da sorte, da boa vontade do tempo.

A Vila Brás é um pequeno exemplo disso, do Brasil e suas mazelas. No dia em que o Rio de Janeiro foi escolhido para celebrar o maior evento esportivo do planeta, milhares de famílias, como do seu João de Almeida, são obrigadas a abandonar tudo que construíram.

Por não existir pavimentação nas ruas, rede de esgoto adequada e, principalmente, amparo efetivo dos órgãos públicos, a Vila Brás, em todo seu conglomerado, convive com o abandono.
Felizmente, a chuva parece que deu uma trégua, um sossego, e agora basta esperar o sol, ao seu tempo, evaporar toda aquela água acumulada.

Entretanto, por ter na maioria famílias humildes, a pressão popular e a cooperação dos órgãos públicos não é a mesma feita, por exemplo, para eleger o Rio de Janeiro como sede olímpica.
Na Vila Brás existe uma cena triste, onde trabalhadores perderam tudo aquilo que conquistaram, com muito custo, suor e trabalho. Perderam o básico, um fogão, uma geladeira, uma televisão, etc. Aos poucos, também vão perdendo a esperança e a dignidade. Já se habituaram a conviver com o mau cheiro, com o esgoto a céu aberto, com a omissão pública.

Todavia, acima de tudo, são brasileiros, representam esse povo. Fazem parte de um país que não estimula seus atletas, não educa, não proporciona a descoberta de novos talentos, não oferece dignidade, amparo, para sua gente, mas que recebe do mundo o aval para organizar uma Olimpíada.

Mesmo assim, acredito que a Copa e as Olimpíadas trarão benefícios. Ainda que tenhamos problemas mais urgentes e vitais para sanar. Contudo, esse é o Brasil e suas extremidades. De um lado, o glamour de uma Olimpíada na capital carioca e, de outro, o descaso, no caso, na Vila Brás.

1 comentários:

FAHRA WITTÉE disse...

Ação entre amigos!

Por este blog que reune muitos acessos de alunos desta cadeira e do curso de comunicação social, pergunto: quem sabe uma ação entre amigos, em arrecadação de alimentos e roupas seriam úteis para tentar solucionar no primeiro momento aos atingidos pelas chuvas na Vila Brás?
Acho que esta idéia pode além de auxiliar na retomada dessas pessoas ao trabalho e também ao atendimento de suas famílias.