25 de nov. de 2008

Rede de água só se tempo ajudar

Chuva tem atrapalhado as obras que formam novo loteamento da Brás

Graziela Trajano
Thaís Salvagni


Há mais de um mês está sendo feita a implantação do sistema de abastecimento de água para o Loteamento Vila Brás III, que segue em construção desde 2007. A obra da rede de água custará aproximadamente 150 mil reais e é uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo e o Governo Federal. O encarregado da Obra, Josué Otomar Fisch, 53 anos, trabalha com mais quatro funcionários na abertura do canal onde serão colocados os canos que vão fazer a ligação com a rede já existente.

Seguindo o caminho formado pelo canal, pode-se ver as primeiras casas que formarão o Loteamento Vila Brás III. No local está prevista a construção de cem casas. As moradias vão abrigar 183 famílias que serão removidas da área de ampliação da linha do trem. A previsão da Prefeitura é de que até dezembro as primeiras 15 casas estejam prontas para morar. Cada uma tem dois quartos, um banheiro, uma cozinha com sala conjugada e pátio.
O empreiteiro responsável pela construção das casas, Osmar Borba, 38 anos, afirma que as obras estão atrasadas em função do mau tempo. “Choveu muito nas duas últimas semanas e as obras pararam. Agora que o tempo firmou estamos acelerando.” É o que faz seu Serineu Klippel Bhenck, 42 anos, pedreiro autônomo. Mesmo com um sol forte, ele trabalha para compensar o tempo perdido na construção.
Um fato curioso: o sistema de esgoto é concluído aos poucos. Apenas as primeiras casas têm rede a rede pronta para o uso. Segundo Borba, a falta de recursos impediu a compra do restante do material necessário.

0 comentários: