27 de fev. de 2009

O mapa da Vila


Muitas vezes, como a colega Anaiara, já tive que pegar o ônibus que passa na Brás. A empresa Central que faz o transporte entre Novo Hamburgo e São Leopoldo possui um linha que faz um tour pela Vila Brás. 

Sim, parece uma viagem turística, daquelas em que os passageiros não têm pressa e a fazem para explorar a paisagem. A sensação de passeio é completa quando você  percebe que o coletivo leva uns quinze minutos rodando na Brás e retorna para a avenida Mauá quase no mesmo ponto.

Da mesma forma que a colega, eu também prefiro pegar outro ônibus em vez do Brás, porém quando eu vou entrando na Vila me bate uma curiosidade de ver o que está rolando naquela comunidade, como são os tipos que lá vivem e o que estão fazendo. 

De certa forma, eu sinto que as pessoas do lado de fora nos observam também como turistas. Pessoas estranhas àquela área e que por alguns instantes invadem a vila sem pedir licença e vivem um pouco daquela realidade.


3 comentários:

Daia :) disse...

Realmente vale à pena fazer um tour pela Vila Brás. Lugar cheio de personagens e histórias interessantes. Incrível como às vezes nos surpreendemos de forma positiva com as pessoas. Pra mim a saíde de campo de hoje representa isso: entrar em contato com uma nova realidade e ficar surpreso, no bom sentido. Abs!

Demétrio de Azeredo Soster disse...

"(...) porém quando eu vou entrando na Vila me bate uma curiosidade de ver o que está rolando naquela comunidade, como são os tipos que lá vivem e o que estão fazendo". Este olhar rende pauta, Marcelo. Tipo: como o motorista, do ônibus e do taxi; o brigadiano; o estudante que passa pela Brás mas não fica; os que passam, enfim; como será que estes vêem a Brás? Que lhe parace?

Mariana Scherrer disse...

É um olhar interessante professor. E uma matéria que pode render muito. Acho que dá para explorar bastante o lado literário de escrever.