27 de fev. de 2009

Onde fica a Brás?

Na véspera da primeira saída a campo da turma de Projeto Experimental em Jornal 2009/1, para a produção do jornal Enfoque Vila Brás, resolvi procurar saber um pouco mais sobre a Brás.
Para minha surpresa, o mapa da cidade, disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, não apresenta a Vila Brás. No mapa, no lugar onde seria a mesma, é apresentado o Bairro Rio dos Sinos.
A impressão que dá é a de um certo preconceito com o termo Vila. Assim como a Vila Tereza, passou a ser chamada de Bairro Santa Tereza, além de outros casos. Na minha opinião, uma tremenda bobagem. Afinal, em cidades como São Paulo, certas Vilas são justamente o charme da cidade, como é o caso das super badaladas Vilas Madalena e Mariana.
Claro que o contexto é outro, apenas acho que o fato de o local ser conhecido como Vila não deveria ser demérito a ponto de ter que trocar o nome para Bairro.
Enfim, independente dos motivos que levaram a Prefeitura de São Leo a omitir o nome da tradicional Vila no mapa da cidade, podemos dizer que a Vila Brás, centro de nosso trabalho no semestre, fica onde a Prefeitura apresenta o Bairro Rio dos Sinos e um pedaço do Santos Dumont no mapa da cidade, próximo ao dique.

1 comentários:

Ismael Dias disse...

Só para esclarecer uma questão:
Muitas vilas, ao longa das histórias das cidades, acabam por registrar uma característica tão importante que conseguem se transformar em bairros. A geografia brasileira não reconhece "vila" como propriedade territorial, apenas os bairros, cidades, estados...
Já que nosso colega questiona o demérito do local, que muito pelo contrário se faz, a Vila Brás é tanto ou até mais conhecida que o próprio bairro onde está inserida, assim como outras tantas vilas de tantos outros bairros. Bairros estes compostos por inúmeras vilas e lugarejos com características próprias e marcantes e cada uma com sua estória particular.
Portanto, a Vila Brás não é bairro simplesmente por uma questão geográfica/política. Assim como município podem ser criados, bairros também podem ser alterados.