4 de mar. de 2009

Boas impressões

Andando pelas ruas da Vila Brás, na primeira visita de nossa turma de Redação Experimental em Jornal, ocorrida na semana passada (28/02), lembrei dos meus velhos tempos como repórter do jornal De Fato, da cidade de Nova Santa Rita.

Não apenas pelo calor infernal que derretia minhas pernas enfiadas numa calça jeans nada a rigor para a ocasião, parte do traje típico que vestia quando saía às ruas do meu antigo trampo para conversar com o povo, para elaborar a coluna “Fala Bairros” presente em todas as edições do citado jornal. Mas também pela forma simpática em que fui recebido na Vila.

Encontrei relativa facilidade em comunicar-me com os moradores (claro, houve exceções), sempre atentos a me ouvirem e, principalmente, a falarem. Pessoas humildes, porém educadas; e com uma predisposição social tímida, mas sincera.

Muitos elogiaram o jornal, outros nem sequer o conheciam, e é quase unânime a idéia de que o Enfoque precisa ser melhor distribuído, para que atinja as diversas partes do bairro. Segundo alguns, serei cobrado quanto a isso na próxima vez que visitar o lugar.

Para a matéria, já no primeiro contato que tive com um dono de estabelecimento, ganhei as as dicas de onde deveria ir para cumprir minha pauta.

Outro comerciante provavelmente me achou alguém importante, e me contou sua triste história recente, relacionada ao seu mercado e sua família, e que, a seu pedido, não vou contar aqui. Na hora do aperto, esse mesmo tiozão abriu as portas da sua casa para o repórter suado fazer um xixi desejado.

Como tudo não é só moleza, tive que comprar uma água mineral para um outro comerciante se habilitar a dar algum depoimento. Pelo menos foi dos mais úteis, mas em compensação, aquela água de gosto esquisito e marca desconhecida podia ter sido mais barata.

0 comentários: