Manhã de sábado com ameaças de chuva. Todos sabiam que, no fundo, seria uma experiência boa, mas duvidamos que alguém não reclamou desta função... Faz parte, fomos firmes e fortes para a Vila Brás e agora temos vários assuntos que nos renderão "muito pano pra manga" nas próximas aulas.
Confira uma palhinha da nossa jornada na Brás!
...
Depois da visita, nossa percepção...
Simplicidade e sensibilidade para o Enfoque Vila Brás
O objetivo de nossa saída de campo do último dia 28 era apurar as informações para a edição do Jornal Enfoque Vila Brás, mas, acreditamos que cada repórter constatou algo mais do que dados precisos, a sensibilidade. A experiência de vivenciar um pouquinho da vida e do cotidiano dos habitantes da Brás é muito preciosa para auxiliar na composição das matérias, assim como a observação do ambiente e o contato mais direto com as fontes. A simplicidade que nos é remetida na Vila já é o suficiente para termos clareza daquilo que é pauta importante para a comunidade, que necessita de coisas, muitas vezes, simples.
O contato com as fontes é essencial, pois como estudantes e profissionais de jornalismo percebemos que, de maneira geral, a apuração das informações e declarações de fontes é realizada através do telefone ou internet, tornando a sensibilidade algo bem distante do texto. No nosso trabalho para o jornal Enfoque, onde o foco principal são as pessoas, não há maneira melhor de trabalhar do que as observando, ouvindo suas histórias e proporcionando algo útil às suas vidas.
Através da visita à Brás, conseguimos ampliar nosso campo de visão como estudantes e, em certos momentos, nos surpreendemos com algumas alterações na escolha das pautas. Enfim, esperamos que neste semestre ocorra muitas oportunidades de apredizagem profissional e pessoal com as matérias para o Enfoque Vila Brás.
Um ótimo semestre a todos!
Por Fernanda Mineiro e Simone Bertuzzi
4 de mar. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ficou lagal o toque do Racionais MC ao fundo, galera!
hehehehe...
Postar um comentário