19 de jun. de 2009

Confissão

Para que não fique na "gaveta"... Aí vai minha crônica...

Até pouco tempo, eu não conhecia a Brás. Tinha algumas referências: bairro de São Leopoldo com milhares de habitantes, formado a partir de invasões. Uma vila que não pára de crescer. A palavra "vila" soava mais alto. As associações que fazia ao termo não eram as melhores. Imaginava um local problemático, desorganizado. Preconceito? Sim. Admito.

Muitas pessoas enchem a boca para dizer que não são preconceituosas, mas é evidente que pré-julgamos constantemente, mesmo sem querer. Eu, que me considerava integrante dos "sem-preconceito", percebi que tinha uma percepção errada do bairro logo na primeira visita. O lugar que conheci é bem diferente daquele imaginado. Agora tenho a oportunidade de reconhecer o erro: me enganei quanto à Brás. Da mesma forma que alguns moradores se equivocaram a respeito dos alunos-repórteres do jornal Enfoque.

Recordo da primeira vez que estive na vila. Entrevistava um morador junto com duas colegas quando um rapaz de bicicleta gritou de longe: "Vieram ver a desgraça dos pobres?". Respondemos que não, estávamos ali a trabalho. Mas ele não deu importância à nossa explicação. Já tinha opinião formada: achava que os estudantes eram filhinhos de papai, desocupados, que estavam conhecendo um mundo do qual não pertenciam. Como se o mundo não fosse um só, apesar das diferenças!

Infelizmente outras pessoas pensam como este rapaz. Já ouvi esta confissão. Há também quem repita o meu erro e pior, se negue a admiti-lo. Afinal, para alguns reconhecer o engano é uma tarefa dificílima. Mais fácil é ficar no lugar-comum e enxergar apenas os problemas da comunidade. Meu consolo é que essas percepções parecem estar mudando. Ao menos foi a impressão que tive na última visita.

Para muitos, não só pra mim, a palavra "vila" perdeu o sentido pejorativo. Assim como o trabalho dos estudantes no jornal adquiriu confiança e respeito de grande parte dos moradores. Aos poucos todos estão se rendendo ao fato óbvio de que é preciso conhecer antes de julgar! E isto é admirável!

2 comentários:

Daia :) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daia :) disse...

Muito legal a crônica, Priscila.
Parabéns!