A evolução da produção em relação ao Jornal Enfoque demorou duas edições para transparecer na turma de 2009/01. Muitos de nós, alunos, já podemos dizer que a experiencia prática de sair a campo e produzir material na redação não é novidade, mas também acredito que nem todo mundo trabalhou tão próximo de sua fonte quanto na Vila Brás.
Nos primeiros jornais do semestre, o objetivo não estava tão focado na organização e sim no envolvimento de nós mesmos com o pessoal da Brás. Mas, na última edição, fomos preparados, esquematizadospela própria turma, que conseguiu evoluir profissionalmente na edição.
Corajosos os que adentraram pelas ruas mais escondidas da Brás para quebrar a rotina da Avenida Principal nas matérias, e coutelosos aqueles que procuraram novidades em um perímetro ue muito já foi explorado. Particularmente, acho que o Jornal Enfoque Vila Brás é uma experiência de bom peso para a formação, mas também, é limitada a imaginação e editoria de muitos.
Fica para cada repórter se a todos os sábados de manhã e sexta-feiras a noites tiveram pontos positivos e o que essa disciplina trouxe para o futuro. Alguns podem dizer que é esse o caminho e outros podem simplesmente chegar a conclusão que essa não é a sua praia. Tanto faz. No final, mesmo sabendo as diferenças de todos, as revoltas por certos comentários e as manhãs não dormidas, todos os colegas fizeram e estão fazendo a sua parte. Agora é só esperar a última edição sair do forno e todo mundo dizer “Ufa, conseguimos”!
Este blog é uma ferramenta por meio da qual as turmas de Redação Experimental em Jornalismo da Unisinos - segundo semestre de 2009 - estabelecem seus diálogos para além da sala de aula e interagem, de forma convergente, com o jornal Enfoque Vila Brás, objetivo da disciplina.
0 comentários:
Postar um comentário