27 de ago. de 2009

Jornalistinha em duas rodas

Vila Brás. Quando ouvia falar nesta localidade, logo imaginava favelas, becos, estrada de chão batido e moradores famintos disputando a atenção de quem chegava no local. Minha imaginação me enganou. É uma vila muito simpática! A organização dos moradores é até exemplo para outros lugares. Feita por pessoas trabalhadoras, humildes e capazes de mudarem o ambiente em que residem.

Estive uma vez lá para distribuir jornais com o Marcelinho Garcia. De Kombi da Unisinos chegamos na Vila Brás e os olhares, evidentemente, nos cercaram. Nada de desconfiança, apenas curiosidade para saber o que estávamos fazendo pelas redondezas. Quando avistavam o jornal todos pediam para levar um ou mais exemplares para casa. "Vou levar um para o meu filho". E assim íamos de pontos em pontos parando o veículo robusto pelas ruas da Brás.

O momento mais bacana se deu ao visitar a rádio da Vila. Tinha um pequeno estúdio com locutores improvisados. Faziam o que o veículo se propunha: entreter e repassar recados dos moradores. O mais curioso é que essas mensagens eram recolhidas por um menino de bicicleta. Ele também se encarregava de buscar notícias sobre a localidade. O "jornalistinha em duas rodas".

Podemos nos inspirar no pequeno garoto para percorrermos as ruas da Vila atrás de histórias, novidades, dilemas, tudo o que puder auxiliar no desenvolvimento desta comunidade. Claro, não estaremos de bicicleta, sendo assim vamos deixar nossas pegadas na história da Vila Brás. Até sábado.

1 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Oi, Camila. Muito legal esta sua experiência na Brás. Inclusive porque carrega consigo uma informação bem interessante: a rádio, que, até onde sei, não existe mais, ou está no plano das intenções. Que lhe parece a idéia? Grande abraço.