31 de ago. de 2009

Um ótimo exercício


Nós, estudantes de jornalismo, temos o costume (muitas vezes com razão) de reclamar da distância entre a academia e o mercado de trabalho. As tarefas que cumprimos na universidade geralmente passam longe das nossas obrigações enquanto profissionais. Mas no sábado tivemos um ótimo exercício. A maioria, como eu, nunca tinha ido à Vila Brás, não conheciam ninguém, as ruas, a rotina, nada. Com ideias na cabeça e algumas indicações, tivemos de ir à luta. A nossa missão era não voltar para a sala de aula, na próxima semana, sem uma boa matéria. Para muitos, foi um desafio e tanto e mostrou um pouco da realidade do jornalismo. Não é fácil.

Fui a Vila Brás com o objetivo de encontrar uma família que participasse do grupo de terapia, organizado por uma enfermeira do PSF. O posto de saúde estava fechado, afinal, era sábado. Como o grupo ainda não está em atividades e não consegui indicações de pessoas interessadas em participar, fui atrás de outra pauta para o caderno de saúde. Lembrei de outro grupo de apoio, o dedicado às gestantes. Foi então que, dobrando a primeira quadra, indo em direção à escola, encontrei a Marizete e sua risonha filha Ana Caroline, de oito meses. Era exatamente o que eu precisava.

Como terminar uma pauta não é sinônimo de trabalho concluído, segui pelas ruas da Brás com a colega Bruna Quadros, fotografando, conversando e buscando novas sugestões para as próximas edições do Enfoque. A foto no início do post é da Marizete e da Ana Caroline.... Abraço e boa semana a todos!



3 comentários:

Bruna Quadros disse...

Gente, foi muito bom conhecer a Marizete e a filha dela, Ana Caroline, que é uma fofura de criança. Até no meu colo aquela gorduchinha esperta foi! hehehe
Amanda, espero que tehamos outras experiências boas como esta primeira. Boa sorte para todos nós!!!!!

Gisele disse...

Foi gratificante ver alegria nos olhos dos moradores da Vila Brás ao nos receber. Alguns no início um pouco tímidos, desconfiados, mas quando nos apresentávamos dizendo que estávamos fazendo o Enfoque, tudo mudava.
Até a pequenina moradora, que está na foto dessa matéria,não conseguiu esconder a alegria da nossa presença! Adorei!

Thais Furtado disse...

Amanda,

que bom que no final deu certo, então, e já estás com a pauta encaminhada. Alguém tentou entender por que o posto não funciona no sábado? Não dá para ficar doente no final de semana!
Parabéns!