3 de set. de 2009

Descaso de moradores da Brás com a própria comunidade

Como morador de São Leopoldo tive a oportunidade de vivenciar um outro lado da qual não conhecia em relação a Vila Brás. Rotulada como um lugar totalmente violento e perigoso, pude presenciar o contrário durante a manhã deste dia 29. Pensando em falar sobre a segurança do local, como é a relação dos moradores com a brigada militar, caminhei por todos os lados da vila, buscando as melhores histórias e vários pontos diferentes. Começando por um pequeno comércio, a primeira entrevistada falou sobre a amigável convivência dos moradores com a brigada militar, mas criticou, e muito, o Pelotão de Operações Especiais (POE). A partir daí procurei ir na parte mais desfavorecida, a chamada Brás III.

Enquanto eu e o colega Cristiano seguíamos pela lateral do valão, vendo a parte mais crítica do local, fomos então abordados por uma senhora que nos questionou se éramos do Enfoque. Aí pude ver o quão importante é o jornal para aquela comunidade. Ao afirmarmos que sim, ela começou a falar sobre mais um dos grandes problemas enfrentados na região e nos levou até sua vizinha, que é presidente de uma comissão que cuida dos interesses dos moradores.

Presenciamos o descaso de algumas pessoas da Brás com os próprios vizinhos. Vimos a vergonha que a senhora Terezinha Firme sentia em relação ao lixo jogado em frente a sua casa, que, segundo ela, provém dos moradores da Brás que moram mais próximos a entrada da vila. Após uma breve conversa, pegamos o telefone e já marcamos uma entrevista para a próxima edição.

Para não desviarmo-nos da nossa primeira pauta, fomos atrás das fontes para concluir a coleta das entrevistas. Após tudo estar pronto, para descontrair um pouco tomamos aquele “refri” e jogamos uma sinuca. Por sinal o resultado ficou em 1 à 1. Então já encaminhamos nossa próxima pauta e para a seguinte saída de campo já temos algo a resolver: quem vai ganhar na sinuca.

1 comentários:

Thais Furtado disse...

Paulo, que legal que vocês conseguiram histórias tão significativas. Parabéns!