4 de set. de 2009

Em busca de uma gráfica rotativa

Não, uma gráfica rotativa não fica girando em torno de si mesma, como o planeta Terra. Na verdade, estou falando do tipo de máquina impressora. Por aí, pelo Brasil, ou mais amplo ainda, pelo Rio Grande, encontramos dois tipos básicos de serviços de impressão em larga escala: off set e rotativa. A diferença mais nítida entre elas é que a off set utiliza papel já previamente cortado (99 cm x 96 cm) e a rotativa trabalha com bobinas de papel contínuo, tipo papel higiênico, só que bem maior. Não estou dizendo que você deva se limpar com um jornal, embora alguns tablóides por aí mereçam esse cruel destino.

As gráficas que utilizam máquinas impressoras rotativas costumam ser mais baratas na impressão de jornais. E eu estou em busca de uma para a impressão do Enfoque. O que aconteceu com a gráfica que eu imprimia o jornal antes? Nada. Ela continua lá, em Santa Cruz do Sul. É a gráfica do jornal Gazeta do Sul. O preço é ótimo e o serviço é bacana. Mas, para os nossos futuros planos de dominar a Grande Vila Brás, a Gazeta – acho eu – ficará de fora.

Como vocês já sabem, o jornal terá um encarte sobre saúde. Para que o leitor perceba esse caderno especial mais facilmente, a ideia dos professores é que ele tenha um tamanho um pouco menor do que o jornal principal. Colocando em números: o jornal principal poderia ter o tamanho de 28 cm de largura x 38 cm de altura, e o caderno poderia medir 26 cm de largura x 36 cm de altura. Assim, ao folhear as belas páginas do Enfoque, em certa altura, o leitor topará com o caderno e dirá: “OOOppaaaa... Mas que ótima surpresa traz o jornal?”. Será o encarte.

E porque a Gazeta poderá perder a honra de imprimir o Enfoque? Porque descobri que eles não cortam as folhas. Imprimindo com eles, o jornal e o caderno teriam o mesmo tamanho. É uma pena. Em busca de outra gráfica rotativa, encontrei a do Grupo Sinos, que imprime os jornais VS, NH, ABC, entre outros. Essa sim corta as páginas. Mas há um probleminha: eles não encartam! Isso significa que o caderno sobre saúde seria entregue separado do jornal principal. Que coisa séria...

Continuarei em busca de uma gráfica rotativa que corte e encarte. Se alguém conhece alguma, tem um tio que é dono, por exemplo, por favor, me avise.

1 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Seu esforço, Marcelo, em encontrar uma gráfica adequada ao Enfoque Vila Brás deste semestre indica que estamos nos encaminhando para edições marcantes, o que é legalem muitos sentidos. Se for preciso, adianto, iremos nós mesmos - afinal, somadas as turmas, somos em 50! - encartar o caderno antes de distribuí-lo, pois também aí haverá aprendizado. Grande abraço!