6 de set. de 2009

Os poros devem estar sempre abertos

De tudo o que aprendemos a partir da primeira saída à Brás, destaco, por hoje ser domingo, o tema com que abrimos a aula passada.

Ou seja, a necessidade de o jornalista manter seus poros permanentemente abertos para o que for novo, singular, diferente, como forma de emprestar mais amplitude ao seu trabalho.

Quer me parecer que esta percepção tenha ficado clara ao longo dos dias posteriores à saída quando alguns de nós se referiram, em seus posts, ao receio que tinham de ir até a Brás em pleno sábado, temendo sobretudo que fosse uma experiência ruim.

Por que o medo? Basicamente por percepções elaboradas a priori, antes mesmo da vivência em si, que se dissolveram a partir do momento em que passaram a exercer o jornalismo no melhor lugar do mundo para fazê-lo: junto às fontes, onde os acontecimentos têm lugar.

Digo isso porque, em nossa profissão, a realidade, e os eventos que ocorrem nela, usualmente adquirem novos matizes; novas cores, quando vistos de perto.

E não observar os acontecimentos se realizando por pontos de vista pré-concebidos pode significar deixar de lado algo mais que interessante, vivo, portanto passível de bom jornalismo, o que é ruim em muitos sentidos.

Um bom feriado a todos.

0 comentários: