3 de set. de 2009

Escutar,contar e viver histórias







É impressionante o que aconteceu comigo neste final de semana. Não estava nem um pouco afim de ir até a Vila Brás, a ideia não me atraia nem um pouco.Afinal, acordar cedo no sábado, ter que ir para a Unisinos, depois ir para uma Vila que não tinha a mínima ideia que existia e que já foi visitada incansávelmente por vários outros colegas - não era legal para mim.

Até começar a caminhar lá. Fomos eu, Dani Machado e o Rodney. Tudo era novo, muita coisa nos chamou atenção nas primeiras impressões, mas nada foi melhor do que conhecer as pessoas. Uma comunidade, como o próprio professor falou, muito receptiva, conversaram, realmente abriram as suas vidas, em uma confiança digna de um trabalho responsável e dedicado.

Conhecemos histórias impressionantes -como a de um vendedor de bicicleta que quer vender a casa, pois se separou da mulher há 14 anos, mas moram no mesmo pátio. Investigamos sobre o mercado imobiliário (compra, venda, aluguéis, pessoas que ganham a vida alugando peças,...).
Mas a que mais me chamou a atenção, foi a história que encontramos num bazar. A dona é evangélica e depois de muita conversa descobrimos que ela é cantora desde pequena, já gravou um cd com músicas evangélicas (está gravando o segundo) e já fez show até na Argentina, junto com sua colega.

Acredito que para mim, depois deste sábado, muitas coisas mudaram em relação a esta cadeira. Temos um semestre inteiro para escutar, contar e viver mais histórias - e isso é o mais puro jornalismo!

1 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Jú, tenho certeza que, juntos, faremos mais que bons jornais: faremos um grande e produtivo semestre para todos. Grande abraço!