2 de set. de 2009

O retorno do jornalismo popular

Trabalhar em um jornal popular nos faz ver as coisas de uma maneira mais humana. Talvez seja este olhar que a jornalista Eliane Brum fale. Na verdade, não sei. Sei é que a realidade desses leitores é outra, bem diferente da nossa. Eles vivem com menos (bem menos) de um salário mínimo, têm filhos para criar, precisam conviver com o alto nível de violência dos bairros/comunidades, enfrentam filas em postos de saúde durante a madrugada para uma atendimento que não é digno e por aí afora.
O cotidiano da Vila Brás é exatamente este. Nossas experiências por lá estão recém no começo. Acredito que no final deste semestre estaremos com o sentimento de dever cumprido.
Por já trabalhar com jornalismo popular, não me surpreendi com as condições de alguns moradores da Brás. Deixo claro que não me surpreender é completamente diferente de não me comover.
Dentre as matérias que já fiz onde trabalho, tem uma que se destaca. O caso da pequena Brenda Caroline Schneider me emocionou. Aos nove anos, a menina já conhecia doença de gente grande. Além de ter um glaucoma no olho esquerdo e não conseguir abri-lo em dia de sol, a moradora de Viamão sofreu um AVC quando tinha apenas um ano e sete meses, ficando com parte das funções do cérebro comprometidas. E, para completar, sofre convulsões frequentes. O que me emocionou na situação? Foi eu ter contato a história da Brenda e, através dela, conseguir a cirurgia. O Hospital da Criança Conceição sensibilizou-se com o caso e, no dia 20 de abril, a menina passou por sua primeira cirurgia.
Precisa de reconhecimento maior que este?
Espero que a história da Diéssica, a cadeirante de 11 anos da Vila Brás, nas páginas do Enfoque renda melhorias para ela e toda sua a comunidade.
Boa sorte, galera!

2 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

E que outra profissão nos permitiria ver tudo isso de forma tão rica que não o jornalismo? Grande abraço!

Thais Furtado disse...

Mais do que o olhar que da Eliane Brum, este é o teu olhar. Isto é o mais importante. Parabéns!