12 de out. de 2009

Chegou a hora de organizar melhor o espaço


Galera, faz tempo que falamos (pelo menos de maneira informal) sobre padronizar esse espaço. Fazer com que ele fique mais bacana e ao mesmo tempo mais dinâmico. Estive estudando algumas mudanças, juntamente com o colega Rodrigo Prux e chegamos a um denominador. Essas sugestões foram encaminhadas ao professor que aprovou tudinho.

Portanto, eis.

Cabe lembrar que essa padronização não é algo estanque, ou seja: se você tiver uma idéia super bacana e resolver postar, experimente. Crie. A dica aqui é para facilitar a vida de todos e principalmente daqueles que entram neste espaço para conferir nossas produções.

Queremos vídeos que carregam mais rápido, fotos bem identificadas, player de áudio com uma interface amigável, não? Então, que tal seguir essas dicas?

Textos

De três a quatro parágrafos. Se o blogueiro pretende escrever mais do que isso, que tal dividir o texto em parte I e parte II? Isso limita o espaço de exibição de texto, valorizando as fotos e dando à home uma dinâmica de leitura maior.

Justificados, se assim preferirem. Caso queiram alinhado à esquerda, podemos usar essa formatação também, mas com um detalhe: todos devem usar.

Dica Importante: nunca copie um texto do word e cole direto no espaço de edição de texto. O blog não reconhece o padrão e faz com o que o seu texto fique super diferente dos demais. Se o material foi escrito em um editor de texto offline, copie e cole em um bloco de notas antes de colar aqui e depois formate com negrito, sublinhado, itálico e com o que desejar. Vai ver a diferença.

Fotos

  • Se forem aliadas à esquerda ou direita, no máximo de 140 x 170px. Se for alinhar, que seja preferencialmente à esquerda.
  • Quando a foto for grande, sempre centralizar.
  • Não agrupar fotos em seqüência.
(Há as exceções. Quer um exemplo? O post da Franciele sobre o Dia das Crianças transgride essa ordem, mas ficou tão bacana que a gente nem se importa)
  • Legenda: crédito abaixo da foto – Foto de: nome sobrenome
Dica importante: Na hora de salvar no seu computador sempre coloque nome nas fotos, de preferencia que tenha a ver com o tema do texto. Isso ajuda o mecanismo de busca do Google a encontrar mais rapidamente o material. Mas tome cuidado com o nome que você arquiva sua foto. Lembre-se que, ao acessar a propriedade da foto, esse dado é publico.

Vídeos

Sempre que possível use uma conta do Youtube por ser um dos agregadores de vídeos mais intuitivos na hora da postagem e, em comparação a outros, carregar o vídeo de forma mais rápida.

Vale lembrar que a gente tem um canal para colocarmos as produções em vídeos relacionados à disciplina. Quem tiver vídeos é só nos comunicar que colocamos nos favoritos do perfil para assim, concentrarmos o nosso trabalho.


Áudio

Use preferencialmente o GoEar. Crie uma conta em www.goear.com e use o código do áudio em seu post. Simples assim.

Tags dos textos

  • Evite criar novas tags para seus textos. Só crie uma nova se o assunto abordado não se encaixa em nenhuma já existente (o que eu duvido muito, já que temos um monte).
  • Jamais coloque seu nome como tag.
  • Para quem não sabe, a tag sub categoriza um texto e ajuda os motores de busca a encontrá-lo. Além disso, torna o blog mais organizado já que os leitores podem encontrar todos os textos relacionados a determinados assuntos em um só lugar.
Administração do blog

Procure sempre apagar os rascunhos que ficam arquivados em seu login. Desta forma será muito mais fácil visualizar o conteúdo válido e manter organizada a área de administração

E era isso. Qualquer dúvida, é só chamar!



0 comentários: