16 de out. de 2009

Para se sentir em casa

Foto de Carine Wallauer

O letreiro azul já indica: é um brique. Na calçada, mesas, sofás, camas e colchões compõem o cenário típico desse tipo de comércio. Na parede, no entanto, algo curioso chama a atenção. Pendurado ao lado da porta, um par de muletas. Situação inusitada que a equipe do Enfoque foi conferir.

Simpático, com o filho no colo, quem nos recebe é Carlos Leiria, 28 anos. Dono de brique desde 2005, ele conta que as muletas foram parar ali por acaso: “Uma senhora aqui da Brás usava as muletas, mas acabou o tratamento e não estava precisando mais. Veio aqui e ofereceu. Eu comprei”. Mostrando engajamento com a comunidade, Carlos diz que vende o par de muletas por R$ 80, ou aluga a R$ 30 mensais, mas que, dependendo da necessidade da pessoa, também aceita fazer um empréstimo. “O que der pra fazer para ajudar, a gente faz”, afirma.

No meio da conversa, clientes começam a chegar. Ainda com o filhinho Kaliel no colo, lá se vai Carlos para mais uma das negociações que garantem a venda de, em média, 15 artigos por semana. Quem assume seu lugar no bate papo é a esposa, Claudete Leiria, 29 anos. Entre duas
cozinhas planejadas, apoiada em uma estante de mogno, ela reflete sobre o bom momento dos negócios. “Quando começamos a gente não tinha nem cama. Hoje vendemos elas”.