18 de dez. de 2009

Bastidores e curiosidade da produção do Enfoque


Bastidores do Enfoque

Os bastidores do jornal Enfoque Vila Brás é uma muvuca! As informações chegam o tempo todo como outra redação de jornal comprometida com seus leitores. Este ano ocorreram algumas modificações no corpo do jornal. Cadernos chegaram para dar mais profundidade a temas de interesse da população, como: saúde, juventude e perfil. Estes foram os cadernos integrados ao jornal neste segundo semestre de 2009.
Você quer saber algumas curiosidades da produção do jornal? Então, confira!

Como acontece a reunião de pautas?

Os professores inicialmente convidam os líderes comunitários da Vila Brás para que façam uma pequena apresentação de como a população pensa em relação o jornal. Muitas vezes eles contam as novidades da comunidade como forma de sugestão de pautas. Na aula seguinte é definido quem vai cobrir as pautas, e definido o dia da ida a Brás. Neste mesmo encontro, também, é escolhidos os chefes de grupos, os seja quem vai cuidar do lado operacional do jornal: editores e supervisores.

Quantas vezes os alunos vão até a Brás?

É definido que a cada publicação seja realizada uma visita à comunidade. Neste semestre foram três idas à Brás. A primeira edição teve um caderno especial sobre saúde. Já a segunda, inovou com um caderno direcionado para o público jovem. E a terceira, e última, trouxe perfis dos moradores da Vila Brás, contando suas histórias e o que rolou em 2009 e o que esperam do próximo ano.

Qual é o próximo passo depois da ida à Brás?

Na aula seguinte a visita à Brás, é realizada uma nova reunião, desta vez para saber quais pautas renderem. É neste momento que o a edição do jornal começa a ganhar cara, é feito o boneco do jornal, onde são escolhidas quais são as matérias principais, secundárias e terciárias. Também, são definidos os tamanhos dos textos de cada tipo de matéria. Depois do texto pronto o repórter o encaminha para a subedição que revisa o texto, e por sua vez, o repassa para o editor. Assim sucede até a edição final, realizada pelos professores. Do mesmo modo, as fotografias são escolhidas pelo editor de imagem em conjunto com o chefe de edição. Com as páginas fechadas, é feita uma nova revisão desta vez por todos os alunos. Realizada esta última etapa, é mandar imprimir o jornal! A distribuição é feita pelos próprios alunos, na visita seguinte à Brás.

Bastidores
Cristiane Serra e Fahra Wittée