17 de dez de 2009

Lições aprendidas em 2009

Um jornal voltado para a cobertura de notícias da Vila Brás de São Leopoldo por meio da atuação jornalística de alunos da Unisinos trás realismo e informação sobre o cotidiano de moradores da comunidade. Este ano com algumas modificações o veículo proporcionou entretenimento e cobertura de matérias sobre temas polêmicos no local.
Cadernos temáticos foram introduzidos ao jornal Enfoque e assim a comunidade pode se informar sobre saúde, juventude e nesta última edição do ano o Perfil de moradores da Brás. Para que essas edições chegassem aos seus leitores com harmonia entre fato e notícia os alunos com orientações de seus professores foram até as fontes e escutaram as histórias do povo sobre as enchentes ocorridas em agosto, setembro e novembro, falta de transporte público para deficientes físicos, entre outros problemas que a população local teve que conviver e lutar para viver em melhores condições neste 2009. O ano de 2010 promete abordagens e repórteres novos, que vão chegar à redação no início de março, e assim dar continuidade ao jornal mais lido nesta comunidade de São Leopoldo.

Todo esse trabalho não seria possível se não houvesse emprenho de seus participantes que se envolveram com o projeto e o tornaram em produto para o consumo da população. Desde a sugestão de pautas até a correção de textos os estudantes colocaram o seu tempero e assim puderam aprender com o desenvolvimento da cadeira acadêmica que termina neste mês de dezembro.
Muitos alunos vão levar mais do que ensinamentos profissionais desta matéria, levarão sabedoria popular adquirida por meio de entrevistas às pessoas da comunidade que se propuseram a relatar suas experiências de vida em torno de situações as quais muitos de nós não saberíamos como lidar. Como o fato de duas famílias, este ano, ter perdido tudo o que tinham de material após a enchente invadir sua residência. Muitas histórias comoveram os alunos que souberam tirar proveito de situações e levaram esses “conselhos” para o resto de suas vidas, e porque não dizer que os utilizarão para o seu dia a dia. Podemos citar vários exemplos desses casos de se aprender com o entrevistado, mas, o melhor de tudo é poder agir com essas lições.
Em conclusão aos positivos deste ano que já se despede recebendo 2010 que bate em sua porta, o Jornal Enfoque Vila Brás faz o convite aos novos integrantes desta cadeira que se deixem aprender se possível com o coração e não somente com o cérebro.

Bastidores
Fahra Wittée e Cristiane Serra
video

0 comentários: