8 de set. de 2009

Contraste de visões

Confesso que fiquei um pouco assustada quando soube que o objetivo da discplina de Redação Experimental em Jornal era fornecer aos moradores da Vila Brás um jornal local. Como moradora de São Leopoldo e ex estagiária de uma ONG, precisei ir até a Vila há uns anos atrás e fiquei decepcionada com o que vi. Lembro bem do chão batido, que ficava cheio de barro quando chovia e da violência constante publicada nos jornais da região, e que eu pude presenciar de perto.

Desde que comecei a acompanhar o Enfoque, há alguns semestres atrás, tive a impressão de que a vila tinha melhorado um pouco, mas foi grande a surpresa quando cheguei lá e pude conferir de perto a evolução do local. Aquela vila que eu tinha receio em ir, hoje é um bairro evoluído, com moradores receptivos e orgulhosos de terem participado do progresso do local em que vivem. É visível para quem chega lá o modo como os vizinhos se ajudam e senter prazer em fazer isso. É vergonhoso saber que em bairros de classe alta em São Leopoldo não há tanta colaboração com o próximo como existe no local visitado.

Acredito que hoje a Vila Brás seja um modelo a ser seguido na região do Vale dos Sinos.

Ah! Gostaria de compartilhar com os colegas uma foto que captei na última sexta-feira enquanto o Demétrio anotava no quadro as pautas de cada aluno e a Bruna fazia o making off das aulas. Bom, enquanto não temos as matérias feitas, acho que podemos desfrutar das experiências que tivemos na Vila Brás e compartilham com os colegas aqui no blog.

Até sexta-feira!

0 comentários: