1 de set. de 2009

O Peter Pan da Brás


"Oh, que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais". Na Vila Brás, lembrei muito deste verso de Casimiro de Abreu. Foi quando conheci Daniel, de 8 anos, que só tem duas preocupações na vida: estudar e brincar. A brincadeira preferida é subir nas árvores, como vocês podem ver na foto. No entanto, o que mais me chamou a atenção, quando conversava com ele foi o sonho, que se configura na imagem do personagem Peter Pan, o menino que não queria crescer.

Sentada no meio-fio da calçada, rodeada de outras crianças, pergunto o que ele quer ser quando for adulto. Ele, tímido, com as mãos no rosto, logo responde: "Não quero crescer. Não vou crescer". Daniel, ao contrário de muitas crianças de periferia, tem a oportunidade de viver uma das mais doces fases da vida: a infância. Não precisa trabalhar para a judar em casa e tem o direito de sonhar e escrever seu próprio futuro.

Embora seja ainda uma criança, ele reconhece as dificuldades que ele e a família enfrentam como moradores da Brás. Por isso, pensa em, um dia, poder morar em outro lugar. A vila tem um lado obscuro, o da violência, mas não é a Terra do Nunca. Enquanto isso, Daniel cumpre bem o papel do Peter Pan.

Créditos: a foto é de Amanda Fetzner, minha companheira na nossa primeira missão na Vila Brás. Valeu, Amanda!

2 comentários:

Amanda Fetzner disse...

Esse Peter Pan é uma figura...Brunaaa, muitas pautas nos esperam no dia 3/10!!

Thais Furtado disse...

Que bonita a relação que fizeste, Bruna, e que bom encontrar sonhos num menino que vive em em lugar que está tão fora da mídia tradicional. Pelo menos quando se fala de sonhos...